sábado, 23 de fevereiro de 2008

O Antigo Regime na Europa

Define Antigo Regime.

O Antigo Regime caracterizou-se pelo poder absoluto dos Reis, pela sociedade estratificada e assente na agricultura e no comercio.


Vigorou entre os séculos XVI e XVIII na maioria dos países da Europa.

Refere os factores que explicam a fraca produtividade agrícola.


A agricultura mantinha-se pouco desenvolvida devido á persistência de técnicas e culturas tradicionais e ao Regime da propriedade, uma vez que na grande maioria as terras continuavam a pertencer aos grandes senhores.

Refere os principais produtos comercializados no Antigo Regime.

No Antigo Regime eram comercializados produtos coloniais, como especiarias, açúcar, chá e tabaco, mas também, cereais, vinhos, azeite, frutos secos, tecidos, ferramentas e vidro.

Define mercantilismo.

O mercantilismos defendia uma balança comercial favorável, a diminuição das importação e o aumento das exportações. Para tal era necessária a intervenção do estado e o seu consequente proteccionismo económico a fim de defender e estimar a produção nacional.



Explica as principais medidas defendidas pelos mercantilistas.

Os mercantilistas defendiam, por um lado, o aumento das exportações de produtos manufacturados. assim, os estado devia criar condições para a aquisição de matérias-primas e mercados para a colocação dos produtos. Devia, ainda, criar companhias de comercio.


Por outro lado defendiam a diminuição das importações, através do aumento das taxas alfandegarias sobre os produtos importados e a promengaçao de leis que proibissem o uso de determinados produtos estrangeiros.

Descreve o tratado de methuen.

O tratado de methuen foi assinado m 1703 por Portugal e Inglaterra. Segundo este acordo,os lanifícios ingleses entrariam em Portugal, enquanto os vinhos portugueses pagariam taxas alfandegarias.

Relaciona os tratado de methuen com o abandono do mercantilismo.

O mercantilismo foi temporariamente abandonado para se favorecer os interesses económicos dos grandes viticultores. Desta forma aumentou a produção e a exportação de vinho do porto para a Inglaterra.

Relaciona a chegada de ouro do Brasil com o abandono do mercantilismo em Portugal.

O ouro no Brasil foi mais uma razão para o abandono0 das praticas mercantilistas. as primeiras remessas chagaram em 1699 mais rapidamente atingiram cerca de quinze toneladas por ano. A chegada deste metal preciso deixou Portugal tão dependente dos metais preciosos espanhóis o que faz com que o pais pensasse que o ouro era suficiente para cobrir o défice da balança comercial. O pais deixou, de se preocupar com os desenvolvimento da industria e da agricultura,beneficiando a Inglaterra, pais que mais exportava para Portugal.


Define sociedade de ordens.

A sociedade de ordens era uma sociedade hierarquizada e tripartida. No topo figurava o clero, segundo da nobreza e o povo ou terceiro estado. cada ordem tinha direitos e deveres próprios e era constituída por diferentes estratos.


Refere os privilégios do clero e nobreza.


A nobreza e o clero, apesar de representarem uma maioria,. eram as ordens privilegiadas.


A nobreza era isenta de impostos e leis próprias. Os nobres eram proprietários de terras e algumas lucravam cm o comercio.


O alto clero possuía grande parte das terras. Não pagara impostos e os seus membros eram falgados em tribunal próprio.


Define absolutismo.


O absolutismo assenta na centralização do poder real.apoiando-se na teoria da ordem divina do poder, os monarcas assuiam.se como representantes de deus na terra devendo ´so a ele prestar contas dos actos . rei tinha deste modo um poder e absoluto.

Sem comentários: